dapatkan informasi Berita Terkini Kasus Penistaan Agama Gubernur Jakarta Ahok paling update

PERFIL E PREVALÊNCIA DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS DE BACTÉRIAS GRAM-NEGATIVAS ISOLADAS DE PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO PERÍODO DE PRÉ E PÓS PANDEMIA COVID-19

Charon Adriane Santos Guerra, Bruna Grasiely dos Santos Henrique, Graziella Nuernberg Back Brito

Resumo


O surto da infecção pelo coronavírus (SARS-CoV-2), nomeada como COVID-19 (em inglês coronavírus disease 2019), deflagrou um aumento das internações em UTIs, a fim de atender à população que evoluiu para as formas mais graves da doença. O ambiente hospitalar é considerado um grande reservatório de microrganismos com perfil oportunista e patogênico. Portanto, infecções que ocorrem em ambiente nosocomial são diferentes daquelas adquiridas na comunidade, nas quais bactérias Gram negativas resistentes aos antimicrobianos se destacam. O presente estudo buscou avaliar a prevalência de infecção bacteriana por bacilos Gram-negativos em pacientes internados na UTI do Hospital Maternidade Frei Galvão, Guaratinguetá -SP no intervalo de um ano (fevereiro de 2019 à fevereiro de 2020) que antecedeu a pandemia da COVID-19 no Brasil e o período de um ano (março de 2020 à março de 2021) durante a pandemia. Também foi avaliado o perfil de resistência destes isolados identificados em cada momento. Como resultado do estudo foi observado um aumento de 15,5% de resistência aos antimicrobianos no período de pandemia comparado ao ano de pré-pandemia, onde concluiu-se que a pandemia amplificou o uso prolongado de antibióticos dos pacientes internados que resultou na resistência dos microorganismos.

Palavras-chave: Resistência microbiana a medicamentos, Bactérias Gram-negativas, COVID-19, Unidade de Terapia Intensiva, Agentes antimicrobianos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.